Sou Lígia, como as flores das margens do mediterrâneo, e Miguel por nada de especial, só porque sim.

quarta-feira, agosto 30, 2006

Sobre a guerra

A.- 500 Mãe! 500 balas na guerra!
Eu- Qual guerra filho?
A. - A guerra do Israel
....
A. - Oh Mãe... Aqui não há guerra? No portugal?
Eu- Não filhote, não há
A.- porquê?
Eu- Porque todos gostam de nós e não temos nada que eles queiram, filho
A.- Mas então as pessoas de Israel deviam vir para o portugal, aqui não há guerra.
....
A.- eles matam pessoas na guerra?
Eu- Matam filho, muita gente.
A.- Como?
Eu- Com bombas, com balas, com minas... com muitas coisas
A.- E eles não vão presos?
Eu- Não
A.- Porquê?
Eu- Porque é guerra... na guerra não é proibido matar
A. -Mas devia ser! As pessoas não podem morrer assim
Eu- Mas é guerra filho... percebes?
A.- Não é muito complicado, deixa lá.
....
A.- E se os senhores da guerra matarem uma pessoa vão presos?
Eu- Não.
A.- Porquê?
Eu- Porque é guerra
A.- Vou dizer aos policias pra prenderem
Eu- nao podem filho é guerra
A.- Mas deviam ir presos! ta mal! Devia ser assim! Devia ser assim! Devia ser assim a vida! vou comprar um carro da policia.
Eu- Oh filhote, mas a guerra é assim!
A.- Mas eles não podem matar as pessoas porque querem! Vou ser polícia ao contrário deles.
...
A.- Acho muito bem os ladrões matarem os senhores da guerra! e depois os matados vão +para a prisão, e os ladrões também.

E é assim que o meu mais velho vê a guerra

16 comentários:

Anónimo disse...

Lindo!! É pena é não crescermos e sermos crianças para sempre!! O meu mais novo tem 13 e não quer saber quem é que está mal, estão todos, pura e simplesmente. Saudades?? Juntando os dois post anteriores: Deixa os miudos BEM entregues e faz-te à estrada a matar saudades! foi quando a ex não apareceu em casa um fim de semana que arranjei "aquilo" e quando chegou lhe disse: Embora lá resolver isto tudo!!! Uf que libertação!!! (Pode ser que resulte).Força Lígia!!!!!
Rui

Maríita disse...

As crianças conseguem sempre fazer-nos sorrir porque no fundo, verbalizam aquilo que todos pensamos e ninguém diz "Quem mata, numa guerra ou não, é mau e devia ir preso", sobretudo quando se fala no conflito do médio oriente.

Quanto ao teu post "Sabem o que me chateia?", tens que ver o que é melhor para ti e para os pequenos, a indecisão normalmente não facilita a vida a ninguém. De todas as formas, a decisão é tua e nós aqui somos espectadores de bancada, és tu quem está metida no dia a dia, por isso, resta-nos apoiar-te na tua decisão.

Beijocas

Lígia disse...

miudos!... São o nosso mais que tudo mas de vez em quando contam-nos umas verdades

Sapito disse...

Puto esperto, hã?! É como dizes, são crianças mas contam-nos muitas verdades... :)

Dulce disse...

Gostava tanto, do alto dos meus quarenta anos, que houvesse "polícias ao contrário"...

Lígia disse...

os policias ao contrario são os que prendem os maus, todos os maus mesmo aqueles que podem ser maus

keridalindinha disse...

Olá o teu filho é um menino com as ideias no lugar! Inteligente!
Beijinhos grandes.

vinte e dois disse...

Às vezes os miúdos conseguem sair-se com coisas mesmo surpreendentes. E conseguem ver as coisas por vezes de uma perpectiva que nós adultos não conseguimos ver :)

Tiago Franco disse...

Visto assim parece simples :)

DIV de divertida disse...

a velha história entre os bons e os maus...

Anónimo disse...

A vida assim é tão facil :)

Sofia disse...

É por essas e por outras que eu adoro as crianças (sempre sabem verbalizar o que nós pensamos ...)
Abraços,

Bia disse...

:)
o teu filhote é inteligente e sensível.

Grilinha disse...

Concordo...muito inteligente, sensível e naturalmente simples. Nós é que tornamos as coisas muito complicadas. Lindo escreveres estes textos. Que linda recordação. Beijos

Lígia disse...

tomara nos nunca perder-mos a inocencia! ficar-mos como eles são. era tudo tao mais bonito

Stranger disse...

...gostei da parte em que os matados vão para a prisão com os outros :)