Sou Lígia, como as flores das margens do mediterrâneo, e Miguel por nada de especial, só porque sim.

segunda-feira, agosto 28, 2006

À pergunta deste amigo

Enquanto andava nas minhas voltinhas dei com um post sobre a bica no estaminé desta nossa amiga resolvi ir cuscar um bocadito também. Isto foi o que encontrei:

Num site brasileiro sobre café:
Os primeiros expressos em Portugal foram vendidos no café A Brasileira, em Lisboa. Muitos clientes acharam o gosto do produto um tanto amargo. Para contornar o problema, a direção da cafeteria criou um slogan para atrair os clientes: Beba Isso Com Açúcar. A campanha deu certo e a frase ficou tão marcada que o uso das iniciais de cada palavra - bica - passou a ser sinônimo de cafezinho no país.

Num outro estaminé:
Enquanto uns dizem que:

Quando o café “A Brasileira” vendeu os primeiros expressos em Lisboa, o público achou-os amargos.
Daí que o proprietário da casa inventou o ’slogan’ para ajudar nas vendas:
“Beba isto com açúcar”.
E pegou.
Hoje, a palavra foi reduzida às suas iniciais: BICA!
Afinal a BICA tem uma razão forte de existir!


Outros dizem que:

Naquele dia, o café não estava tão aromático como era costume. As reclamações repetiam-se, obrigando o dono do estabelecimento a intervir. «Albino, traga uma ‘bica’», pediu ao empregado de mesa, referindo-se ao café tirado directamente da torneira (bica) para a chávena. Verificou que a bebida assim ficava mais saborosa, pois nesse início do século ainda não havia máquinas e o café era passado por sacos e servido em cafeteiras, onde acabava por arrefecer e perder o aroma. A expressão «bica» ficou até hoje.


Talvez a Brasileira tenha usado a palavra e feito o slogan sobre a palavra... como aqueles jogos marados em que usavamos as letras dos nossos nomes para nos definir
Olha eu cá não sei... mas é tãoooooo bom


11 comentários:

vinte e dois disse...

Eu tb conheço a teoria do café " A brasileira", aliás é a única que conheço :)

Lígia disse...

arthur:
acabei de buber um coffee... se tivesse visto mais cedo tinha oferecido muahahah

22:
pois... mas sabes... nenhuma me convence

Sofia disse...

A minha grande dúvida é ... o que é "estaminé" ??? Alguém pode traduzir para "brasileiro"?? (ahahaha).
Abraços,

Issima disse...

Há quem diga que o café é responsável pela destruição de dois terços da capacidade sexual do homem (língua e dedos...) mas eu cá arrisco na mesma...

: ))

Café é sempre bom, seja a que horas for... Mas, é engraçado, só agora me dei conta que NUNCA peço uma bica... não tenho hábito de dizer isso... Peço um café e prontes... : )

just me disse...

Estou a ver que no fundo todas as explicações vão dar ao mesmo. Mas não me convencem! Enfim...! Enquanto houver café para beber menos mal. Ah e eu tb não peço uma bica, peço sempre um café.

DIV de divertida disse...

Não tenho o hábito de pedir uma bica se quero um café. café é café. mas acho mto giro a história dos nomes das coisas, nomeadamente das terriolas.

Grilinha disse...

Bica, café...qq coisa...desde que seja saborosa vai tudo...mas sem açucar !!! Gosto do sabor ao natural...esta divagação está um espectáculo ! Beijos

Lígia disse...

Sofia:
estaminé é um estabelecimento. Vulgarmente chamasse estaminé ao local onde as pessoas estão, normalmente a trabalhar. Eu dizer-te dá um pulinho ao meu estaminé, quer dizer vem dar uma olhada no meu blog- local onde estou. Se eu disser a um amigo fora do contexto blosfera, vem conhecer o meu estaminé, refiro-me ao meu local de trabalho, local fisíco

issima:
Não sabia.... mas quem quer saber disso :D. quanto à bica não deves ser Moura.

Just me
O que interessa é que a cafeina cá more ehehehe

div:
Vou arranjar um mesmo complicado e descobrir a hist+ória

grilinha
e mai nada! concordo plenamente

Arthur
Já conhecia :) mas ainda me ri ehehehe

keridalindinha disse...

Olá linda, olha vens beber uma bica ao Algarve em Setembro?
Conto contigo.
Beijinhos.

Lígia disse...

ainda nao sei mas em principio nao vai dar KL :(

Miudaaa disse...

Já experimentaram Nespresso!!! é uma chatice. Não sei como é que eles fazem aquilo,,, mas depois quando bebo a bica cá fora... fico com saudades da bica de casa... e é uma verdadeira chatice... porque ir beber a bica é um ritual bem catitaaa!!!
1 Beijo de miudaaa_nespresso