Sou Lígia, como as flores das margens do mediterrâneo, e Miguel por nada de especial, só porque sim.

quarta-feira, agosto 23, 2006

Blogosfera

"Se os meus pensamentos falassem

Não é um diário, nem tem essa pretensão, é tão somente a expressão do que me passa pela cabeça... Nos dias bons, nos menos bons... nos dias de Sol e nos de chuva... naqueles dias em que acordamos bem dispostos prontos para dominar o mundo, e nos outros onde nos sentimos esmagados pela força do mundo que nos atira para baixo e ameaça não nos deixar vir à tona.
Este é o meu espaço, perfeitamente anónimo, perfeitamente limpo, limpido, claro e verdadeiro.
Aqui o meu nome é Lígia, Lígia Miguel e ai de nós se os meus pensamentos falassem."

Foi assim que comecei o meu estaminé, foi assim que me apresentei à blogosfera, num espaço "perfeitamente limpo, limpido, claro e verdadeiro", onde o que quer que eu escrevesse seria atribuida autoria a Ligía Miguel, essa perssonagem inventada, essa pessoa por trás do teclado, essa fachada que criei para exteriorizar o que pensava, mas em nehum momento o que foi aqui escrito foi inventado ou sequer corresponde à vida da Ligía, que não existe. Tudo corresponde a mim... tudo junto se traduz em vários estados de espírito da pessoa "por trás do teclado" e não é mais que a verdade, pelo menos a minha versão da verdade, pode até não ser bem assim.

Há quem pergunte por esta altura porquê criar um nome, porquê não assumir o que se escreve, porque é que existe esta necessidade de "inventar" uma capa? Existem "n" respostas, "n" hipóteses. Por medo (sim se calhar), não por medo das consequências do que escrevo, mas pelo medo irracional que faz com que todos usemos a internet como depósito das nossas emoções. Mas mais do que medo, é o respeito, respeito por aqueles de quem falo, bem e mal, respeito pelo bom nome e pela vida das pessoas que refiro. Nunca neste blog se falou nas pessoas sem que elas fossem "perfeitamente anónimas" não por medo, mas por respeito.

Ok... "porque está esta agora a falar nestas coisas?". Porque respeito, apesar de tudo, todos os que aqui refiro, sem excepções, porque achei importante pôr o pé na porta e demarcar posição, da melhor forma possivel, de todos os que teem blogs "perfeitamente honestos", em que tudo o que dizem "é a mais pura das verdades" e usam o seu estaminé como arma de arremesso contra tudo e contra todos. Não tenho absolutamente nada contra as pessoas que estão perfeitamente identificadas na blogosfera, acho que sim, que se é essa a sua postura devem te-la, mas uma vez identificadas não podem (o melhor, não devem) falar de assuntos pessoais levenianamente, nem assumir posturas diferentes daquelas que teem no dia-a-dia, porque a blogosfera é pequenina, pequenina, pequenina assim deste tamanho.


18 comentários:

keridalindinha disse...

Olá, nem sei que te diga sobre este post. Hoje tou assim, nem pensar me apetece! Tou feliz, feliz!!!
beijinhos.

Miudaaa disse...

Ligia Miguel, Lurdes Vasconcelos, o que interessa é a pessoa o ser, quem está aqui a partilhar com todos nós o que vai aí dentro de ti.
Muitas das vezes, escrever por necessidade pessoal, como o dizes, mas nem sequer imaginas o bem que fazes a quem está a ler-te.
Acho que és um Ser com S grande. Não te quero chamar, Mulher, Homem, Miuda, Rapaz... quero-te chamar Ser.Um Ser Muitooo Bonitooo!
Bem-Hajas...
Um beijo da tua sempre tua amiga miudaaa

Miudaaa disse...

*escreves

Anónimo disse...

Lígia, quem foi ou o que foi que te aborreceu?
De facto, a blogo é canininha, ah isso é verdade e sem saber o que se passou, sempre te digo, remete as opiniões e juízos de valor alheios para o seu devido lugar, cariño!
beijo

Lígia disse...

o que se passou é que não gostei de um blog que visitei, atingiu-me indirectamente mas muito muito muito pessoalmente. fiquei chocada, mas nada que tenha a haver com um de voces ou que um de voces tenha escrito. Felizmente ainda não chegou cá ao estaminé. Estava muito muito muito chateada, ainda estou, mas mais calma. Foi um desabafo repentino contra alguém especifico e muito muito muito baixo. Sorry. Love you all
beijocas

Anónimo disse...

... ufa, bolas!
É que eu tenho a mania de mandar umas bocas e pensei que enfim, tinha sido inconveniente! E já tava a ficar com o caração canininho de "nerves"!
Ainda bem que não foi [muito muito muito muito] chato!

Kisses

Lígia disse...

lol
não não me passo com "bocas" minha querido. Só me passo com "filhas da putice" como foi o caso. Nem tão pouco teve a haver com nada escrito NESTE blog.
Não deixes de mandar as tuas "bocas" são sempre bem-vindas

Anónimo disse...

... Mais descansada!

Resmas de bjinhos!

Sofia disse...

Ligia,
Faço minhas as palavras da Miudaaa. O que nos importa é o SER que escreve. E mais ainda, o "bem" que você sente ao escrever não o menor que o "bem" que sentimos ao te ler!!!! (por isso estamos aqui diariamente hahahahah)
Abraços com carinho,

Lígia disse...

Sol:
já me sinto mais reconfortada com essas resmas. Paletes para ti

Sofia:
Popdemos Ser aquilo que qisermos na vida, assim me educaram os meus pais. Podemos Ser aquilo que quisermos na net assim me ensinou a experiência. O que não podemos Jamais em tempo algum é atropelar terceiros para lá chegar.
E aqui entre nós... shhhh... que ninguém nos houve... sabe bem sentir o apoio de alguém nem que seja de ilustres desconhecidos.

Obrigada a todos
beijocas

Sofia disse...

Ligia,
Muitos beijinhos de boa noite ( e continue escrevendo sempre, apesar dos "terceiros" que te importunaram ).
Abraços,

Sandra Neves disse...

Os blogs podem ter esse problema, mas cada um assume a postura que entender... e o importante é isso mesmo... no nosso, na nossa casa decoramos como entendermos, quem não gosta: porta da rua serventia da casa!

Lígia disse...

obrigado pessoal, agora que penso melhor nisso até tens razão freemind, não completamente mas tens. De qualquer forma mantenho o que disse, passar por cima de terceiros é feio, denota falta de honestidade e muito pouco caracter

Sapito disse...

Pelo que vejo a coisa aqueceu pelos teus lados, mas infelizmente numa terrinha pequenita como a blogosfera ou até mesmo Portugal tudo se encontra e tudo se sabe, é pena muitas vezes alguns se esquecerem disso...
Continua a escrever Lígia Miguel e a mostrar o que sentes, ou não! :)

Lígia disse...

nao foi bem comigo, senao tinha apanhado a resposta sapito. Só nao fui mais directa e não desanquei quem de direito porque nao me deixaram :D tava capaz de telefonar aqueles mocitos que a sol conhece o.o

DIV de divertida disse...

Cheguei tarde, não??
Mas, que mal pergunte, o que te levou mesmo a escrever este post?
ou queres apenas subtilmente dar o recado a alguém?!
Corações ao alto, como dizem os outros!

Lígia disse...

tá sanado :) se explicasse deixava de ser anonima, talvez pelo msn se quiseres :)

Lígia disse...

:) sê bem vindo ao meu estaminé guitarrinha