Sou Lígia, como as flores das margens do mediterrâneo, e Miguel por nada de especial, só porque sim.

quinta-feira, maio 18, 2006

Até me passei


Hoje de manhã passei-me! Não há condições! Descontamos rios e fundos para a segurança social, obrigam-nos a recorrer ao médico da caixa, a quem pomposamente chamam "médico de família", como se ele nos conhecesse de algum lado. Obrigam-nos SIM! porque o dinheiro não cresce nas árvores e isto está dificil para todos, mas já que nos obrigam podiam dar-nos um serviço de jeito, já que descontamos!

Passo a explicar. A minha miuda de dois meses foi ao médico hoje, a consulta de rotina, normalisima. Utiliza o "médico de familia" que é um médico "tão competente como outro qualquer" dizem... e, da última vez que me dei conta, deveria ser o responsável pelos cuidados básicos de saúde, ou a primeira barreira ou lá como lhe chamam.

Mas ok! a miuda foi ao médico. o que acontece é que ela foi, o médico é que não lhe deu consulta! Dar deu, estava lá, chamou o nome dela, e ela entrou para a sala... acho que isso é uma consulta, pelo menos está registada no livro cor de rosa dela. Mas, e querem vocês acreditar nisto? o men olhou para nós preencheu o livro dela e mandou-a embora!!!! sim nem se dignou a perguntar o que quer que fosse, tipo.... "a menina come bem?" ou... "ressentiu-se das vacinas?" sei lá, não sou médica! não faço ideia o que se pergunta a uma mãe que aparece na consulta com uma criança de 2 meses.

Só coloco uma questão: se eu tivesse pago 60 ou 70 euros pela consulta ele tinha sequer tocado na miuda? ou tinha-me feito qualquer questão?
Imaginemos o caso extremo de pais que abusam das crianças, ou que não lhes fornecem os cuidados primários adequados... está bem que a enfermeira a viu, despiu-a, pesou-a e mediu-a, mas não é da responsabilidade do "médico de família" despistar situações de risco? identificar crianças em perigo?

Médico de Família uma ova! É triste mas é verdade

[70 euros resolviam o assunto]

2 comentários:

DIV de divertida disse...

pois deu-me vontade de partilhar uma coisa.
a minha koxixinha até aos 2 meses foi acompanhada por um médico do meu sistema de saúde. além de ter esse tipo de comportamento que descreves, estava constantemente a perguntar: " como se chama o menino?"
- "é uma menina, dr!"
Entranto perante um ligeiro problema de saúde, receitou-lhe um medicamento que levou as mãos à cabeça de outros 2 médicos....
bem sei que custa pagar uma pipa de massa por cada consulta privada, mas o certo é que sou mto melhor atendida, a minha filha tem tratamento vip e sinto-me mto mais segura.
neste país é assim... se queremos coisas k qualidade (as quais deviamos ter por pleno direito) temos de pagar...

jocas

LUIS MIGUEL CORREIA disse...

Olá Ligia,

Sua Santidade PIO XVI de certo recomendava-te um pediatra da Sagrada Família.

Tenho uma Carocha - sou Pai Solteiro - que ia a um pediátra privado e era sempre muito bem observada. Tudo e mais alguma coisa. Até aconselhava a melhor maneira de pôr a fralda.
Mas não desesperes com o teu médico de famíla. Mesmo que não sagrada (as nossas crianças são mais que sagradas sempre, apesar de tudo...)ele deve ser tão bom que a sua simples presença já é terapeutica...

Miguel