Sou Lígia, como as flores das margens do mediterrâneo, e Miguel por nada de especial, só porque sim.

terça-feira, outubro 10, 2006

filhos são cadilhos

Já diz a minha avó!
Não é que hoje fui buscar o pirralho à pré e a professora chama-me ao lado para "falar"?

Professora- O A. anda muito irrequieto
Eu- Ai é? ***pensei: ok... qual é a novidade?***
P- Hoje não quis fazer o trabalho da manhã.
Eu- Não quis? Não quis como?
P- Disse que dava muito trabalho e não ia fazer, queria brincar.
Eu- Mas insistiu com ele? ele foi mal educado?
P- Fez uma fita que não imagina, desde a asemana passada que volta e meia "não lhe apetece" e não faz.
Eu- Eu vou falar com ele sobre isso, esteja descansada.

Okkkkk..... pera ai! Bem sei que os profs já são despedidos por bater nas crianças! bem sei que lhe ia aos fagodes se isso acontecesse... e digo-vos que se conhececem a peça veriam que isso nunca iria acontecer... mas, espera ai... os professores não teem que se impor? não sou pedopsicologa nem coisa que se pareça, mas não é suposto a criança distinguir a autoridade do professor da autoridade dos pais? Sou eu que lhe vou dizer para fazer os trabalhos senão fica de castigo? Ou melhor... Será que tenho de ir para lá tipo polícia?

Outra coisas que me preocupa de sobremaneira é o facto de ele ter uns miseros 4 anos e eu ter ficado com a ideia que a professora se sentiu ameaçada quando ele se recusou a fazer o "desenho dos frutos da época". Por este andar, a avaliar pela reacção da professora ele vai ser o lider de um gang de escola logo na primária!

Parece que tou a ouvir Sua Excelência há uns meses (Sim eu sei que não falo de Sua Excelência há já algum- muito- tempo, mas impoe-se a nota de rodapé):

A.- A professora ralhou-me.
Sua Excelência- Porquê meu querido?
A.- Olha! Não sei! Eu queria fazer o trabalho de uma maneira e ela não deixou! queria que eu fizesse como ela queria, igual ao dela
Sua Excelência- E o menino fez muito bem em não fazer como ela queria! Ela não quer é que o A. não saiba mais coisas. Muito bem, muito bem.

Na altura fiquei um bocado "duhhhhh não estou a acreditar nisto!", mas agora que penso nisso, atitudes destas não obrigado!

9 comentários:

vinte e dois disse...

Lígia, se todos os alunos fizessem o que nós (professores) mandamos, seria o paraíso! Agora inverte os papeis. O teu filho obedece a tudo o que tu mandas? Duvido. No entanto, a imagem materna ou paterna tem muito mais força do que a imagem de uma professor. Todas as crianças são diferentes, todas têm a sua personalidade e os seus estados de humor. E por muitas estratégias que se empreguem, se a criança está num dia não, o que é que se pode fazer para a obrigar. Pô-la de castigo? E uma opção, mas na maior parte das vezes, não é isso que resolve o problema.
E há muitas crianças, pequenas ou grandes, que perdem o respeito pelos professores simplesmente porque em casa ouvem a torto e a direito os pais dizerem mal deles. Instintivamente, tb começam a perder o respeito pela figura que têm perante eles na escola. Os pais têm um papel importantíssimo na educação dos filhos para a sociedade ao contrário do que pensam. Muitos pais, a partir do momento em que deixam os filhos na escola pensam que já não precisam de fazer mais nada, que os profs estão ali para os educar, mas não é assim. O professor é simplesmente um complemento da educação dada em casa. Não estou a dizer que este caso seja o teu, mas para uma grande maioria dos pais é ;)

Maríita disse...

Eu já dei uma valente gargalhada sim senhora, o teu A. promete. Sabes, talvez fosse bom perguntar-lhe o que é que se passa, pode ser que pura e simplesmente desenhar os frutos da época, por muito conveniente que possa ser para a faixa etária dos 4, para o A. não faça nenhum sentido porque ele já fez isso aos 3. Pode haver um problema de adequação da tarefa à idade (mental) do A.

Beijinhos

DIV de divertida disse...

Isto de se ser mãe do líder do gang é coisa de famosos, não?!

A minha prof de escola primária dava-nos umas reguadas quando nos portavamos mal e olha que era ela tb quem mais nos mimava. acredito que a auto-estima que tive ao longo da vida (ok, agora tá um cadito em baixo, mas tá cá) foi semeada por ela. E sabes que mais? oa pais não faziam confusão com um ralhete ou reguada porque confiavam na senhora e sentiam que se aconteceu foi merecido.
Conclusão: temos de confiar mais nos professores,
MAS,
eles têm de ser MAIS professores, daqueles que nasceram pra isso e não daqueles que foram para respectivo curso apenas na certeza de entrar na faculdade.
Acredita que se eu souber que acima de tudo a educadora da minha filha é justa (mas só se eu sentir autenticidade), estará à vontade para dar uma palmada ou repreender a pirralha. só assim estará a contribuir para que ela seja bem formada.

Anónimo disse...

Exactamente 22, quantas e quantas vezes não são os pais a recorrer ao professor para que este consiga que a criança lhes obedeça, a eles pais!
O professor não um educador na verdadeira essência da palavra, os professores são veículos de transmissão de conhecimentos, claro que pelo meio tem outras responsabilidades, e uma delas e tentar, eu disse bem tentar, que a educação que é dada pelos pais seja ali na sala de aula e na escola, mantida.
Mas não obstante acho que a colega fez bem em tentar que os pais, neste caso a mãe, fale com ele e tente ela com a sua autoridade de mãe, que ele faça os trabalhos.
Mas isso sou eu a falar, é que os meus são um pouquinho maiores, é mais dos doze aos vinte :(

Lígia disse...

se calhar tenho de ser eu a intervir... sempre pensei que as crianças deviam aprender a separar os dois mundos, de qualquer forma já o repreendi ontem e fiz a professora saber que o fiz, vamos ver, não é ralhar com ele que me faz confusão... é a aparente falta de "força" da professora. Obrigada a todos

Anónimo disse...

Ouvi de leve, à pouco tempo, que com tanta ocupação as crianças estão a ficar sem tempo para aquilo que mais precisam ... BRINCAR.

Ele é ginásticas, natações, pinturas, músicas ...

Os pais tentam dar o melhor e a pensarem que estão a fazer o melhor, mas esquecem-se que as crianças precisam de "ser crianças", de muita brincadeira !

Fiquei a pensar nesta verdade !

Bjs LiLi ( Tá lá, quero falar com o meu papá ! )

Anónimo disse...

Bem, mas a professora também não desautorizou o papel do encarregado de educação, sim, porque ela não é encarregada de educação e também cabe aos pais ensinarem os filhos a respeitarem os professores, os policias, etc.
A professora também podia estar a ver se percebia se era uma simples birra de criança, ou se havia algo mais. O que se passa em casa reflete-se na escola, isso é limpinho! E no fim disto tudo, a professora até pode ter "pouca força", mas parece-me que não foi indelicada, apenas partilhou uma atitude o A.
¸.•´¸.•*´¨) ¸.•*¨)
(¸.•´ (¸.•`* Beijinhos da Daniela

Lígia disse...

Lois
ahah! Andas a ver o canal Panda uh? ehehehe

Daniela:
Dou razão ao teu ponto de vista... mas mesmo assim achei um pouco despropositado, por estas bandas a malta tem a mania que é Deus no Céu, o Padre na igreja e o Professor na Escola... falam com os pais como se deles fosse a culpa de todos os males do mundo, talvez ela me queira querido testar, mas que o fizesse de outra forma. Outro dia ralhou-me porque não entreguei um papel assinado que deveria ter sido entregue no dia seguinte o que me foi dado... quando a porcaria do papel não tinha nehum prazo... enfim

Grilinha disse...

Bem...ainda estou muito verde nestas reflexões...porque ainda me falta um bocadinho para lá chegar...mas embora que devia haver mais firmeza da professora, tb não me parece digamos tão horrível assim...talvez tenha de se dar uma oportunidade a diferentes pontos de vista...será? Olha, o importante é que o teu filho receba a EDUCAÇÃO em casa...a escola fica como complemento,onde ele terá experiências muito variadas, mas sem dúvida menos importante na sua real educação...Beijocas